quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Circuitos elétricos em guitarras - parte III - Humbuckers de 4 condutores e configurações de splitagem, defasem e série/paralelo


Esta postagem é a última antes de entrar nos circuitos elétricos de cada guitarra e também o último que entro mais afundo no funcionamento elétrico (meu conhecimento neste setor já está no limite). Trataremos de um tema comum a todas as guitarras com humbucker, enquanto os próximos serão posts individuais para Telecaster, Stratocaster e Les Paul/ES-335.
            Como vimos em Circuitos elétricos em guitarras - parte I – Captadores, os humbuckers são formados por duas bobinas. Estas possuem um entrada e uma saída. Se ambas as saídas estiverem conectadas entre si, temos um humbucker de 3 fios, sendo dois deles condutores (entrada e saída do circuito de duas bobinas) e um malha (terra). A vantagem das bobinas não estarem conectadas, é que se tem um humbucker de 4 condutores com a possibilidade de se manipular a conexão entre as saídas e entradas das duas bobinas:
- Conectando as saídas entre si e as entradas entre si, temos a configuração tradicional (em série).
- Timbre gordo de humbucker das Gibson
- Com a mesma conexão acima, alternando a entrada que vai para ponte com a que vai para o potenciômetro (as saídas vão juntas pra ponte) eu alterno a fase das bobinas (em fase e fora de fase).
            - Fora de fase: Timbre magro com o quack das Stratocaster
- Conectando a saída de uma bobina com a entrada da outra e vice-versa, temos a configuração de duas bobinas em paralelo.
            - Timbre magro, próximo ao de um single
- Conectando apenas a saída e entrada de uma bobinas, apenas esta irá funcionar (você pode escolher qual delas deseja que funcione). Ou seja, um humbucker funcionando com uma bobina só, assim como um single tradicional. Cancelar o funcionamento de uma das bobinas é chamado splitar (brasileirismo de Split = dividir)
            - Timbre magro, próximo ao de um single
            Alguns guitarristas acham o timbre em paralelo dos humbuckers mais próximo ao de um single, com a vantagem de manter o cancelamento do ruído, que as outras configurações não têm (com exceção da tradicional, claro). Eu, particularmente, prefiro o Split, porque acho o em paralelo um pouco anasalado. Vale lembrar que em ambos os casos a resistência é reduzida praticamente à metade, com consequente queda grande de ganho/volume. Já a configuração fora de fase vai te dar algo próximo àquele quack das posições 2 e 4 das Stratocaster. Está na dúvida de qual das configurações é melhor pra você? Procure no YouTube que tem milhares de vídeos comparativos! Como esse:

            A mudança entre configurações escolhidas podem ser feitas através de dois componentes diferentes (tem mais uma mais que vai aparecer só em um post futuro): chave de duas posições e push-pull (que é uma junção de potenciômetro com um chave de duas posições). A vantagem do push-pull é não precisar fazer novos furos em sua guitarra, porém é mais caro e mais difícil de soldar.
            É possível se ter acesso a mais de duas dessas quatro configurações no mesmo circuito. Não tratarei dos circuitos com essas configurações nos próximos posts, salvas algumas exceções, pois todas podem ser obtidas no site da SeymourDuncan. Vale lembrar que cada marca tem sua própria configuração das cores dos fios, incluindo a Malagoli (que tanto recomendo), que só vende humbuckers de 4 condutores. Ou seja, cuidado na hora de copiar os diagramas da Seymour Duncan com seus captadores de outra marca!
           

            Nos vemos no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário