quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Circuitos elétricos em guitarras - parte IV - Stratocaster

Essa é a lista de circuitos de Stratocaster, que encontrei nas minhas pesquisas, dos quais apenas um eu testei. São todos para configuração clássica S-S-S com um volume dois tones (um para a ponte, um para o meio) e chave seletora de cinco posições (lembrando que as posições 2 e 4 são associações fora de fase e em paralelo entre dois singles). Os links estão nos subtítulos:

Tone para o captador da ponte

Esta é a única modificação/circuito que fiz na Etna (minha Strato), que consiste apenas em soldar as duas pontas de um fio na chave seletora. Excelente solução para reduzir a estridência do meu captador da ponte no meu amplificador.

2 Volumes e 1 Master Tone (sem link, esse é fácil de encontrar)

Nesta outra configuração temos dois volumes e você encontra projetos que utilizam tanto volume para captadores do braço e do meio juntos, quanto do meio e da ponte juntos. É a elétrica que pretendo instalar na próxima vez que tiver que regular a Etna (minha Strato), porque com isso consigo trabalhar a dinâmica da troca de captadores com o overdrive.

7-SoundStratocaster

Trata-se de uma modificação na qual se adiciona uma chave de duas posições tipo SPST (ou push-pull) e duas ligações entre ela e a chave de cinco posições. A chave SPST permite adicionar o captador do braço nas posições 1 e 2 (pode ser o da ponte nas posições 4 e 5, mas não está no link), ou seja, dois timbres que não existem na configuração padrão: três captadores ao mesmo tempo e ponte e braço ao mesmo tempo. A chave quando não acionada não altera em nada a configuração padrão, e, mesmo quando acionada não altera as demais posições.

9-SoundStratocaster

A chave de duas posições dá lugar à uma de três no circuito da 7-Sound Stratocaster. As novas conexões lhe dão novas possibilidades para além das do circuito anterior, como posições com captadores em série. A vantagem obviamente são 15 timbres diferentes. Em contrapartida é um circuito difícil de soldar e de se perder enquanto toca!

Nashville Stratocaster

Uma Stratocaster com chave seletora de três posições com um controle master de volume e um master de tone. A knob restante corresponde a um volume do captador do meio. Como benefício traz a possibilidade de obter os três captadores juntos, braço e ponte juntos e de controlar a quantidade de participação do captador do meio nas posições fora de fase (que seria a 2 e 4 da chave seletora de cinco posições). Em contrapartida, dificulta a alternância de qualquer posição com estas citadas (não basta mais apenas mexer na chave, mas sim girar o knob de volume do meio).

Stratocaster com switches on/off para cada captador

Conhecido, também, por ser a elétrica adotada nas famosas Giannini Supersonic, o circuito troca a chave de cinco posições por três chaves de acionamento individuais dos captadores. Novamente traz a possibilidades inexistentes na configuração clássica (três captadores juntos, braço e ponte juntos) porém dificulta algumas alternâncias de posição.

Eric Clapton mid boost


Além do two-band tone control já comentado no último post, a Stratocaster signature do Eric Clapton possui um sistema de mid boost ativo (aumento do ganho das frequências médias alimentado por bateria 9v) em um de seus knobs.

Nos vemos no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário