quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pedais Catalinbread Wiio e Royal Albert Hall (RAH)

Dando continuidade ao último post, enquanto pesquisava sobre os amplificadores Hiwatt também me interessava pelos pedais tipo amp-in-a-box. Essa categoria de pedais corresponde a circuitos desenvolvidos para se comportar como um amplificador específico, os quais virei fã de carteirinha. Existe uma enorme gama destes pedais, em que, citando apenas alguns temos:
- Simuladores de Marshall Plexi e/ou JCM800: Catalinbread Dirty Little Secret, Wampler Plexi Drive, Wampler Plexi Drive Deluxe, Wampler Plextortion Lovepedal COT50, Lovepedal Purple Plexi, JHS Charlie Brown, JHS Angry Charlie, Xotic BB Preamp, e, porque não, o brasileiro Fuhmarnn Classic 800
- Simuladores de Fender Tweed: Wampler Tweed 57, Boss FBM-1, Catalinbread Formula 5
- Simuladores de Fender Blackface: Wampler Black 65, Boss FDR-1
- Simuladores de Vox AC30: Wampler Thirty Something, Catalinbread CB30, Catalinbread Galileo
Como pode-se ver, Catalinbread e Wampler são duas companhias que se destacam esse ramo. A primeira, especificamente, me cativou ainda mais por ser ainda mais ousada e apresentar pedais amp-in-a-box de sistemas de delay de fita clássicos Echoplex (Catalinbread Belle Epoch) e Binson (Catalibread Echorec, um sonho de consumo) e de amplificadores para além do tripé do som vintage (Fender, Marshall e Vox). Neste segundo caso, durante minhas pesquisas, encontrei algo que não sei como ainda não havia pensado: pedal amp-in-a-box de Hiwatt. A Catalinbread não satisfeita, ainda me alegrou em dobro: dois pedais diferentes com duas leituras diferentes dos Hiwatt. A primeira leitura é da sonoridade clássica da marca britânica de amplficadores, calcado no som do The Who (infelizmente já descontinuado), chamado de Catalinbread Wiio, enquanto a segunda, a cereja do bolo, merece uma descrição mais longa:
Jimmy Page havia pedido um amplificador sob medida para Dave Reeves, fundador, dono, e desenvolvedor dos amplificadores Hiwatt, que unisse as qualidades da marca a agressividade de um Marshall Plexi (amplificador padrão de Page). Não bastasse tudo isso, o amplificador em questão (e caixas 4x12) foi o utilizado numa das melhores apresentações do Led Zeppelin, e a melhor gravada em vídeo, em 1970 no Royal Albert Hall.

Este vídeo mostra a abertura do show (pra mim, a melhor abertura da história do rock) com We're Gonna Groove, e, de vez em quando, consegue-se ver os cabeçotes. Que timbre!:

Esta é uma foto de Page no documentário It Might Get Loud de 2008 com o inseparáveis cabeçotes Marshall e Hiwatt ao fundo:


A história, a performance e o timbre foram suficiente para demandar um pedal que tentasse reunir tudo isso: Cataliebread RAH (Royal Albert Hall). Foi a primeira vez, e única, que ouvi falar de um pedal que tentava recriar o timbre de um show.
Acontece que não tinha contatos nos EUA muito menos dinheiro para comprar um Catalinbread Wiio ou RAH, e, justo neste momento, me apareceu mais um golpe de sorte nesta trajetória timbrística. Fuçando mais na internet, descobri a comunidade Handmades Brasil, que abriu meus olhos para o mundo handmade. Um mundo de melhores componentes, customização e atendimento que as grandes marcas (Boss, Electro Harmonix, etc...) com qualidade equivalente e preço muito inferior aos importados de boutique (Wampler, JHS, Catalinbread, etc...). Já havia encontrado os circuitos dos dois pedais em questão na La Révoultion Deux (que está na lista de blogs do Guitarra Timbrada) e estava à procura de alguém para confeccioná-los. Conversando, entre uma cerveja e outra, com um amigo da faculdade do curso noturno, o Lucas, do qual vão ouvir falar bastante por aqui, descobri que o cara é técnico em eletrônica! Na hora me passou uma infinidade de pedais que poderia fazer com ele, e ele, como sempre, se empolgou na hora e topou o desafio. Me fez um preço tão em conta que nem precisei me decidir por um dos dois.

Era o começo de muitos pedais que vocês verão por aqui. O resultado foi ótimo: além do timbre, toda a dinâmica (resposta à intensidade do toque e ao knob de volume), que é marca registrada destes pedais, está lá! Pretendo fazer um post no futuro com um vídeo mostrando a qualidade destes pedais e comparando eles quanto à agressividade, mais "Plexi" do RAH e mais punch do Wiio, e às diferenças na equalização. Como aperitivo fiquem com três vídeos do YouTube dos originais:



Nenhum comentário:

Postar um comentário